Com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a posterior legislação trabalhista brasileira, uma das obrigações estabelecidas para as empresas e os empregadores é a responsabilidade de garantir um ambiente de trabalho seguro e sem riscos para a saúde dos trabalhadores. Essa é uma questão que deve ser considerada de forma séria e permanente pelas empresas e pelo governo.

Seja nas indústrias, no campo, em atividades externas e também internas, como nos trabalhos de limpeza ou de escritório, os trabalhadores não podem ser expostos a condições que prejudiquem sua saúde física e psicológica nem criem riscos de acidentes.

Essa responsabilidade deve ser respeitada por empresas de todos os ramos de produção e atuação, sendo estendida a todos os trabalhadores, inclusive os menos visibilizados em relação a esta questão, como os funcionários de limpeza e de escritórios e oficinas.

A segurança do trabalho em ambientes fechados

Não é só porque um trabalhador não está atuando sob o sol ou operando máquinas perigosas que sua saúde não possa ser ameaçada, no curto ou no longo prazo, por suas atividades laborais.

Cabe às empresas, segundo a lei, evitar que isso ocorra, prevenindo acidentes e também o adoecimento físico e mental de seus empregados.

Por mais que possa apresentar menos risco e desgaste que outras atividades, o trabalho realizado em escritórios e oficinas também pode causar acidentes ou problemas de saúde, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), que afetam milhões de pessoas no Brasil.

O ambiente de trabalho os escritórios precisam ter instalações e temperatura adequadas, além de níveis de ruído dentro dos limites da legislação. O empregador precisa garantir a prevenção a incêndios e outros riscos de segurança, e também ter políticas de combate ao estresse e ao assédio moral.

As jornadas de trabalho não podem ser excessivas e as folgas e os intervalos de descanso precisam ser garantidos, pois caso contrário a empresa estará trabalhando para aumentar fatores de risco de acidentes e adoecimento.

Oficinas e limpeza

Já as atividades de trabalhadores do setor da limpeza trazem riscos diferentes, mas que igualmente devem ser prevenidos por empresas e empregadores.

Funcionários expostos a vapores, gases e poeira durante seu trabalho de limpeza podem desenvolver doenças respiratórias, como asma e rinite, e também podem estar expostos a quedas e outros tipos de acidente a depender da atividade realizada.

Acidentes e contaminação que também arriscam trabalhadores de ambientes fechados como os que atuam com manutenção e reparos, que muitas vezes se expõem a produtos químicos, problemas ergonômicos, quedas e altos ruídos.