Emitida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) não é mais disponibilizada de forma impressa no Brasil, sendo atualmente um documento completamente digital.

Da mesma forma que o documento quando era impresso, a versão digital comprova as relações empregatícias do trabalhador e também garante o acesso aos seus direitos trabalhistas.

Se você ainda não sabe como consultar sua Carteira de Trabalho Digital, não tem problema: o SINDEESMAT explica.

Documentos digitais são tendência

Assim como tem ocorrido em diversos países, no Brasil distintas instituições de governo têm buscado se adaptar às novas tecnologias e aprimorar seus registros e emissões de documentos por via digital.

Além da Carteira de Trabalho, outros documentos também têm tido versões digitais oficiais, como o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação, além de casos em que se planeja a total conversão dos documentos ao modo digital, como no caso do RG.

Como consultar Carteira de Trabalho

O primeiro passo para o acesso à Carteira de Trabalho Digital é ter um cadastro no gov.br, portal do Governo Federal e base oficial de dados do país.

Com isso, é possível solicitar a primeira e a segunda via do documento por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e iOS.

Com o aplicativo, o trabalhador pode registrar suas experiências de trabalho e também consultar a quais benefícios têm direito, como seguro-desemprego e aposentadoria.