Larissa Bertoldi

Advogada Especializada em direito previdenciário

OAB/PR 93.244

Telefone para contato: 41 99981-4154

Você sabia que mecânicos podem ter direito à aposentadoria especial? Isso mesmo! Devido à exposição a agentes nocivos à saúde, mecânicos têm a possibilidade de se aposentar mais cedo, com benefícios especiais. Quer saber mais sobre isso? Vamos explicar!

A aposentadoria especial é um benefício previsto na legislação previdenciária brasileira que visa compensar o desgaste e a exposição a condições insalubres ou perigosas durante o trabalho. E os mecânicos, que trabalham com exposição a ruído, produtos químicos, vibração, entre outros agentes nocivos, estão incluídos nessa categoria.

De acordo com a legislação, os mecânicos que comprovarem 25 anos de atividade especial, até novembro de 2019, têm o direito de se aposentar com benefícios integrais, ou seja, sem a aplicação do fator previdenciário, que muitas vezes reduz o valor da aposentadoria. Essa é uma oportunidade de se aposentar mais cedo e aproveitar a merecida tranquilidade na terceira idade.

É importante destacar que para ter direito à aposentadoria especial, é necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos, seja por meio de laudos técnicos, formulários específicos ou perícia médica. Além disso, a legislação também prevê a conversão do tempo especial em tempo comum, o que pode ser vantajoso para os mecânicos que não atingiram o tempo mínimo necessário para aposentadoria especial.

Porém, é fundamental estar atento às mudanças nas regras previdenciárias, que podem sofrer alterações ao longo do tempo. Por isso, é importante buscar informações atualizadas e contar com o apoio de profissionais especializados na área previdenciária.

Se você é mecânico, fique atento aos seus direitos previdenciários! A aposentadoria especial é uma opção que pode permitir que você se aposente mais cedo e aproveite a vida com mais tranquilidade. Lute pelos seus direitos e busque informações atualizadas. Compartilhe essa informação com seus colegas mecânicos para que vocês possam ter uma aposentadoria digna!

Fonte: SINDEESMAT