Diferentemente de uma informação equivocada ou mal apurada por engano, as chamadas fake news são notícias mentirosas meticulosamente produzidas com a intenção de enganar as pessoas para obter poder e dinheiro.

Nas eleições de 2018 e 2022, e também durante o governo corrupto e negacionista de Jair Bolsonaro, todos os brasileiros puderam observar o potencial de danos que podem ser causados por uma política de produção e distribuição industrial de notícias falsas. Por muito pouco, não tivemos um golpe de Estado no Brasil.

E, infelizmente, não se trata de um fenômeno apenas brasileiro: por todo o planeta, debates e medidas contra essa prática vêm sendo avaliados por governos, acadêmicos, empresas e sociedade a fim de neutralizar esse que é um dos grandes males da era digital.

E nós, o que podemos fazer? Confira algumas dicas para lidar com informações obtidas por meio de redes sociais e da internet.

Não tem certeza, não espalhe!

A primeira e mais absoluta de todas as dicas para enfrentarmos o grave problema da manipulação de notícias falsas no país é: não compartilhe nada que você não tenha certeza de que seja verdadeiro.

Se não tem certeza, cheque a fonte e as informações. Não conseguiu comprovar? Não compartilhe.

Além disso, outros cuidados são importantes, como, por exemplo, conferir se há algum link com a notícia. Se tem link, clique nele, veja se funciona, se ali está sendo dito aquilo mesmo (muitas vezes, não está).

Na sequência, mesmo que o link exista e funcione, é preciso avaliar quem o produziu. Trata-se de um autor ou órgão de imprensa confiável? Se você não conhece, vale a pena avaliar outros materiais produzidos, ver se são mentirosos ou tendenciosos.

Isso, pois, em alguns casos, pode não se tratar de uma mentira deslavada, mas de uma informação enviesada por parte de um autor ou instituição muito interessados naquela discussão. Não podemos confiar em dados de desmatamento produzidos por ruralistas ou garimpeiros, por exemplo. Vale a pena atentar também se o material apresenta vários pontos de vista, o que costuma ser uma prática de produtores de notícia sérios.

Conferir a reputação dos produtores

Outra estratégia útil é conferir se a mesma notícia foi replicada por outros sites, portais, jornalistas e pessoas respeitadas. Quando se trata de um assunto sério, é praticamente impossível que só uma ou algumas poucas pessoas o tenham abordado.

Porém, outro cuidado é primordial: mesmo que haja replicação em vários sites, é preciso que eles sejam minimamente confiáveis. Se não, é possível que tenha havido apenas um “ctrl c” + “ctrl v” por parte dos autores, visando exatamente enganar as pessoas.

Se a notícia for relativa a alguma ação ou política de governo, há muitas maneiras de confirmar isso. Se uma notícia falsa disser que um governante está fazendo algo, é possível conferir se há uma lei ou ação relativa a este assunto nos sites e redes oficiais.

Fonte: Sinsdeesmat