Quando um trabalhador decide pedir demissão de seu emprego, é fundamental conhecer e garantir seus direitos. O Sindeesmat está aqui para informar e auxiliar os filiados nessa importante etapa da vida profissional.

Ao tomar a decisão de deixar um emprego, o trabalhador deve estar ciente de que possui direitos que devem ser respeitados pelo empregador. Dentre os principais direitos que devem ser assegurados estão:

Saldo de salário: O trabalhador tem direito a receber o pagamento correspondente aos dias trabalhados até a data da demissão. Esse valor deve ser calculado de forma proporcional aos dias efetivamente trabalhados no mês da demissão.

Férias proporcionais: Caso o período de férias do trabalhador não tenha sido gozado integralmente, ele terá direito a receber o valor proporcional aos dias que faltavam para completar o período aquisitivo de férias.

Férias vencidas + 1/3: Se o trabalhador possuir férias vencidas e não usufruídas, ele também terá direito a receber o valor correspondente a essas férias, acrescido de 1/3 do valor total.

13º salário proporcional: O décimo terceiro salário é um direito garantido a todos os trabalhadores. No caso de pedido de demissão, o empregado tem direito a receber o valor proporcional ao período trabalhado no ano, considerando-se a fração de 1/12 avos por mês trabalhado.

O Sindeesmat reforça a importância de os trabalhadores estarem atentos a esses direitos ao solicitarem sua demissão. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, os filiados podem contar com a assessoria jurídica disponibilizada pelo sindicato. Nossa equipe está preparada para fornecer o suporte necessário e garantir que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Lembre-se de que o conhecimento sobre os seus direitos é fundamental para evitar possíveis prejuízos financeiros e assegurar que você seja tratado de forma justa durante o processo de demissão.

Para mais informações, entre em contato com o Sindeesmat. Estamos aqui para ajudá-lo.

 

Fonte: Sindeesmat